Sites e Blogs

Diferenças entre Hospedagem Compartilhada, VPS, Cloud e Dedicada

Qual a melhor hospedagem? Quais são as diferenças entre hospedagem compartilhada, VPS, cloud, dedicada e semidedicada (híbrida)?

Na hora de contratar uma hospedagem de site ou blog sempre ficamos confusos com os diferentes termos em seus nomes. Para sua primeira hospedagem provavelmente você escolheu uma compartilhada devido a seu preço muito em conta. Mas a dúvida sempre vem na hora de fazer um upgrade.

Hoje vamos tentar esclarecer essas dúvidas e ajudar na escolha de sua nova hospedagem, afinal, uma hospedagem de qualidade pode ajudar a alavancar seu site, com isso, conseguir mais clientes, leads e consequentemente, ganhar mais dinheiro.

Diferenças entre Hospedagem Compartilhada, VPS, Cloud e Dedicada

Hospedagem Compartilhada

A hospedagem compartilhada é a mais comum e utilizada por praticamente todos que estão lançando seu primeiro site ou blog. Basicamente é um servidor de hospedagem compartilhado por vários clientes de uma empresa de hospedagem.

Todos compartilham os recursos da máquina como CPU, RAM e largura de banda, sendo que normalmente as empresas determinam uma quantidade máxima de recursos que seu site pode utilizar, ao começar a exceder esse limite, elas normalmente retiram seu site do ar por algumas horas (até dias) para não atrapalhar os demais sites hospedados no mesmo servidor.

Vantagens da hospedagem compartilhada

O baixo preço sem dúvida é sua principal vantagem. Visto que, geralmente as empresas de hospedagem cobram entre R$ 20 a R$ 100 mensais.

A outra grande vantagem é a facilidade de uso. Basicamente você só precisa cuidar do seu site, tudo referente a hospedagem fica por conta da empresa de hospedagem.

Desvantagens da hospedagem compartilhada

Devido ao fato de todos os clientes compartilharem os recursos do servidor, um site com excesso de uso, ou sobre ataque, pode acabar atrapalhando os demais. Apesar das empresas monitorarem para conter esse tipo de abuso, sempre há o risco de seu site sofrer lentidão por esses motivos.

Hospedagem recomendada pelo Dinheiro e Qualidade

Atualmente a hospedagem compartilhada que recomendamos é a da Hostgator . Os servidores são potentes, na minha opinião os melhores para esse tipo de hospedagem no Brasil, e o atendimento é aceitável.

Hospedagem VPS

O VPS, ou Servidor Privado Virtual, é um servidor dedicado virtualizado com recursos e capacidades semelhantes de um servidor dedicado, porém, com limites menores.

Na prática ele é um pouco semelhante a hospedagem compartilhada devido ao fato de ser um servidor dedicado dividido entre alguns clientes da empresa de hospedagem.

O servidor VPS é criado através de softwares, que conseguem simular servidores virtuais, totalmente isolados um dos outros. Portanto, diferente do que ocorre na compartilhada, o que está acontecendo no site “vizinho” não afeta em nada o seu VPS.

Esse é o tipo de servidor recomendado para sites, blog e lojas virtuais de médio porte.

Principais vantagens do VPS

Possui características de um servidor dedicado, porém muito mais barato. Ou seja, é ideal para você que deseja sair de uma hospedagem compartilhada, mas não quer gastar muito.

Desvantagens de VPS

O preço mais caro que da compartilhada.

Caso o VPS seja semi-gerenciado ou não gerenciado será necessário que você tenha um maior conhecimento em gerenciamento e manutenção de servidores.

Já o VPS gerenciado, que não necessita de conhecimento por parte do usuário, custa mais caro.

Hospedagem VPS recomendada pelo Dinheiro e Qualidade

Atualmente nós indicamos 2 empresas para você que necessita de uma hospedagem VPS:

E-Consulters para você que precisa de um bom VPS, totalmente gerenciado, e com preço em conta.

E a Porto Fácil para quem necessita de um bom VPS, totalmente gerenciado, com um atendimento 5 estrelas. Claro que um atendimento diferenciado acaba refletindo no preço, mas se você não quer perder tempo com problemas no seu servidor, vale a pena!

Servidor Cloud

Servidor Cloud

Cloud (Nuvem) é utilizado na informática para designar tudo que está armazenado em um servidor remoto. Por exemplo, seus emails nos servidores do Gmail ou Hotmail; ou seus documentos e fotos no Google Drive, Dropbox, etc.

Já quando falamos de hospedagem de sites, a palavra Cloud é utilizada pela maioria das empresas de hospedagem para designar um tipo de VPS, porém formado por recursos de múltiplos servidores.

A diferença do Cloud para o VPS está na sua estrutura. Enquanto o VPS está limitado aos recursos físicos da repartição de um servidor específico, a hospedagem Cloud tem a sua disposição uma rede de servidores físicos ou virtuais.

Com isso, a hospedagem Cloud consegue superar falhas de hardware automaticamente, além de possibilitar o redimensionamento de seu servidor na medida de suas necessidades sem ter que efetuar toda a migração de uma máquina para outra.

Vantagens da hospedagem Cloud

Seu site dificilmente sairá do ar por culpa da hospedagem. Devido o fato do servidor Cloud utilizar recursos de diferentes máquinas, caso queime o processador, por exemplo, que está trabalhando com o processamento de sua hospedagem, automaticamente outro processador toma o lugar deste.

Outra das grandes vantagens é a escalabilidade, ou seja, o poder de aumentar e diminuir a quantidade de recursos de sua hospedagem (CPU, memória, hd), sem a necessidade de migrar de máquina, consequentemente sem ter que propagar o DNS novamente.

Desvantagens da hospedagem Cloud

O preço geralmente é bem mais elevado que um servidor VPS convencional.

Servidor Dedicado

Servidor Dedicado

Como o próprio nome já diz, é um servidor totalmente dedicado para você. Ou seja, todos os recursos de uma máquina está a sua disposição.

Assim como acontece nos servidores VPS, existem servidores dedicados gerenciados, semi-gerenciados e não gerenciado. Sendo que para você que não entende nada de administração de servidor, o recomendado é o gerenciado.

O servidor dedicado é recomendado para sites com muitas visitas ou lojas virtuais e outras aplicação que necessitam de mais segurança.

Vantagens do servidor dedicado

Todos os recursos de um servidor dedicado exclusivamente para seu site.

Desvantagens do servidor dedicado

Sem dúvida a principal desvantagem é o preço, muito mais elevado que de um VPS.

Servidor dedicados recomendados pelo Dinheiro e Qualidade

Nós indicamos os servidos dedicados da E-Consulters e Porto Fácil.

Hospedagem Semidedicada ou Híbrida

Essa é uma espécie de hospedagem que mistura os conceitos da compartilhada e do VPS.

Suas configurações variam bastante de acordo com a empresa de hospedagem, mas basicamente é uma hospedagem compartilhada com um número bem reduzido de clientes por máquina.

Normalmente cada cliente possui sua quantidade de CPU, RAM e HD, mas assim como na hospedagem compartilhada, fica limitado a um número de processos simultâneos.

As vantagens e desvantagens desse tipo de hospedagem depende muito do que a sua empresa de hospedagem chama de semidedicada.

Conclusão

Se você está montando seu primeiro site ou blog, não tenha dúvidas em começar por uma hospedagem compartilhada.

Já se for uma loja virtual, talvez a melhor escolha para iniciar seja um VPS, devido a sua maior segurança, algo muito importante nesse caso.

Quando seu site começar a receber mais visitas e sua hospedagem começar a dar sinais que não suporta mais, aí é necessário uma reflexão.

Como vimos acima, tanto o VPS, Cloud e Dedicado possuem suas vantagens e desvantagens. Portanto, a escolha dependerá muito do que você busca e principalmente de quanto está disposto a desembolsar mensalmente.

Quanto a administração do servidor

Caso você não tenha conhecimento nenhum sobre gerenciamento e manutenção de servidores, é fundamental sempre contratar um serviço totalmente gerenciado.

Tanto o VPS, Cloud e Dedicado possuem suas versão gerenciadas, na qual você só precisa se preocupar com seu site.

Porém, isso tem um custo, obviamente, o que os tornam mais caros que os semi-gerenciados e não gerenciados.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Privacidade.